ASTERS

ASTERS

 

Registro histórico: Assembleia de fundação da ASTERS, em 17/08/2012

 

O nascimento da ASTERS, então, “Associação dos Servidores do Quadro dos Técnico-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul” foi um marco histórico, um divisor de águas para os Técnico-Científicos.

Desde a fundação da ASTERS, em 17 de agosto de 2012, nossa categoria conta com uma representação idônea e comprometida exclusivamente com os interesses do nosso Quadro.

Num período de apenas 5 anos a ASTERS conseguiu consolidar 3 projetos (em 2013, 2014 e 2018).

Ainda em agosto de 2012, a ASTERS produziu e apresentou ao governo Tarso Genro um projeto salarial próprio, factível, que visava não só proporcionar melhorias salariais e estruturais em nossas carreiras, mas fortalecer nosso Quadro e ampliar o campo de atuação dos Técnico-Científicos no âmbito do Executivo Estadual.  Foi assim que nasceu a Lei Estadual 14.224, de 10 de abril de 2013, trazendo as primeiras melhorias estruturais ao nosso Quadro desde a sua criação, em 1986.   

Logo depois, a ASTERS deu início à campanha60% Para Todos, visando à igualdade salarial entre todos os Técnico-Científicos.  Assim nasceu a Lei 14.512, de 8 de abril de 2014, mais uma conquista da nossa aguerrida e dedicada  ASTERS. 

Em 2015, apresentamos oProjeto Analistasao governo Sartori, pois a denominação Técnico-Científicos tornou-se, ao longo dessas três décadas, inadequada para um Quadro de nível superior (hoje as carreiras de nível superior são, via de regra, designadas como de Analistas).   

A partir da apresentação do Projeto Analistas”, em abril de 2015, a ASTERS e o Governo Sartori deram início a uma negociação extremamente produtiva, que resultou na elaboração do Projeto de Lei nº31/2018, aprovado pela Assembleia Legislativa por ampla maioria (46 votos a favor e apenas 4 votos contra).

Com a aprovação do PL nº31/2018 e a consequente entrada em vigor da Lei Estadual 15.153/2018, nosso quadro passou a ser denominado “Quadro dos Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul”, nomenclatura perfeitamente adequada à nossa condição de servidores de nível superior.

E assim a ASTERS segue seu caminho de luta, êxitos e conquistas para os, hoje, Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, buscando incessantemente a valorização do nosso Quadro e de seus integrantes, em prol da qualificação dos serviços públicos oferecidos pelo Estado à população gaúcha.

Acessar